Evento acontece em setembro e oferece atrações culturais protagonizadas por artistas com deficiência.
A Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e da Cultura, está com as inscrições abertas para a 4ª edição do Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência. O objetivo é de incentivar e apoiar o trabalho de artistas com deficiência. Grupos e artistas com deficiência de várias linguagens, como teatro, música, dança, artes visuais, saraus, circo, entre outras, já podem inscrever seus projetos até às 23h59 do dia 9 de junho através do link: bit.ly/Propostas_Art-SB2023
O Festival nasceu da experiência com o Programa Cultura Inclusiva, que tem como objetivo promover acessibilidade comunicacional em teatros e equipamentos municipais de cultura, oferecendo, além de acessibilidade arquitetônica, recursos de Libras, audiodescrição e legenda para munícipes com deficiência. A ideia é divulgar o importante trabalho realizado pelos artistas com deficiência, trazendo reconhecimento e visibilidade para cada um, seja no teatro, na música, dança ou em qualquer outra manifestação cultural. Através da cultura, a deficiência pode ser vista e entendida de uma outra forma, valorizando o potencial de cada pessoa.
No ano passado, a 3ª edição do Festival foi realizada ao longo de quatro dias. A estreia foi no Teatro Paulo Eiró, zona sul da capital, com shows de Projota, Billy Saga e Yzalú na data em que é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro.
Já o Parque Augusta Bruno Covas foi palco nos dias 23 e 24 com música, teatro, literatura, cinema e circo.
A programação continuou no dia 27, com a peça Vik – O Micro Espetáculo, no Teatro Arthur de Azevedo, no Alto da Mooca. A peça é o primeiro solo do mundo interpretado por uma atriz com nanismo, tem linguagem universal, que dispensa o uso de palavras, e é voltado para pessoas de todas as idades.
Todas as atrações foram acessíveis em Libras, estenotipia (legendas) e audiodescrição.