A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), promove a 4ª edição do Sem Barreiras – Festival de Artistas com Deficiência. O evento, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), acontecerá nos dias 20, 21, 22 e 23 de setembro na Praça das Artes, localizada na Avenida São João nº 281, Centro.
O Sem Barreiras, que acontece neste mês devido ao ‘Setembro Verde’, mês da luta pela inclusão social da pessoa com deficiência, tem o objetivo de promover, apoiar e divulgar o importante trabalho realizado pelos artistas com deficiência — trazendo reconhecimento e visibilidade.
Outras datas também são comemoradas, como o Dia do Teatro Acessível (19), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21), Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22), Dia Mundial das Línguas de Sinais (23), Dia Nacional do Surdo (26), Dia Internacional do Surdo (30) e Dia Mundial do Tradutor e Intérprete (30).
A proposta do evento é divulgar e celebrar as realizações dos artistas com deficiência em diferentes expressões artísticas, como teatro, música, dança e outras formas de linguagem artística.
Através da cultura, é possível oferecer uma nova perspectiva sobre a deficiência, permitindo que seja compreendida de maneira mais ampla. O foco principal é destacar o talento único de cada indivíduo envolvido.
A Oficina dos Menestréis abre a programação no dia 20, com o espetáculo teatral “Noturno Cadeirante.’’ No dia seguinte (21), o Coral Adeva homenageia o cantor e compositor Milton Nascimento com ‘’Bituca homenageia Milton Nascimento’’.
Também faz parte da programação o monólogo ‘’O Subnormal – Uma História de Baixa Visão’’, estrelado pelo ator Cleber Tolini, que viveu o personagem Márcio em Todas as Flores, novela do Globoplay.
No dia 22, teremos stand up’s com Paulo Fabião em ‘’Esperando Sentado’’, Tatá Mendonça em ‘’Uma Cega na Comédia’’ e Jeffinho Farias em ‘’Ponto de Vista.’’ Além da estreia do álbum ‘’Acesso’’, da cantora e compositora Amanda Mittz, que também participou de Todas as Flores, como a personagem Laura.
Encerrando o festival, o dia 23 contará com o ‘’Sarau Sua Língua É Seu Corpo’’, composto por uma dupla de poetas, sendo um surdo e um ouvinte. Por fim, a vocalista da Banda Altas Horas, da Rede Globo, Leilah Moreno canta Tina Turner com participação da Orquestra Villa Lobos.